terça-feira, 13 de maio de 2008

Jornalismo positivo?

Segundo informa aqui o JN, a RTP estreia hoje um programa semanal de 30 minutos com informação positiva.

A discriminação positiva do chamado "jornalismo positivo" é um contra-senso do próprio jornalismo, cuja essência é dar notícia de factos relevantes, sejam eles "positivos", "neutros" ou "negativos". Os governos e as autoridades, essas sim, é que assumem o papel de sublinhar o lado "positivo" da informação pública.

Sobre o assunto, Eduardo Cintra Torres já disse tudo o que havia a dizer num artigo do jornal Público (link só para assinantes) que termina assim:

«fiquei com a barriga cheia de "jornalismo positivo" antes do 25 de Abril: todos os dias no Telejornal Américo Tomás inaugurava barragens e visitava edifícios maravilhosos ao som da sinfonia À Pátria de Viana da Mota. E, quanto às notícias de crimes, já se sabe: Salazar proibiu-as na primeira página dos jornais. Salazar preferia manchetes de "jornalismo positivo".»

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta ideia do "jornalismo positivo" tem graça! Também nas escolas, já há muito que a M.L.R. só quer ouvir falar de "boas práticas". O que é preciso é parecer que está tudo bem, pois então!