segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Rádio e jornalismo

A rádio é uma linguagem como outra qualquer: necessita ser aprendida. E tem vocabulário, sintaxe e gramática próprias. “Arranhar” um idioma, “desenrascar-se”, acertar numas coisas e fazer a seguir uma série de disparates não é, necessariamente, dominar uma língua. Por isso não é crível que qualquer pessoa possa chegar a um microfone e passe a usá-lo como se estivesse a falar num intercomunicador, actividade para a qual não são necessários requisitos específicos. Se juntarmos as regras do jornalismo à especificidade da linguagem radiofónica aumenta a fasquia para quem pretenda desempenhar a preceito a actividade no jornalismo radiofónico.

2 comentários:

Anónimo disse...

fica-se sem saber se terá havido algum episódio concreto a suscitar este comentário ...isto porque tem sido um princípio que tenho reconhecido nos seus posts.

Vítor Soares disse...

Como se escreve no frontespício este blogue destina-se em concreto a "comentários, críticas e observações do espaço público mediático", mas também a "reflexões sobre a dita sociedade da informação" que podem ser elaboradas em abstracto.