quinta-feira, 31 de maio de 2007

UGC - a nova galinha dos ovos de ouro

Até há pouco tempo, a aposta da indústria dos media nos User-generated Contents (UGC), isto é, os conteúdos produzidos pelos utilizadores, centrava-se, sobretudo, no entretenimento: vídeos caseiros de "Apanhados", participação em concursos e passatempos na rádio e, mais recentemente, a utilização de protagonistas anónimos em emissões do tipo Big Brother e quejandos. Todavia, com o incremento dos programas interactivos envolvendo discussão de assuntos públicos, com a multiplicação de debates sobre tudo e mais alguma coisa em que, muitas vezes, não parece sequer relevante que as opiniões sejam banais e que não sejam validadas pelo conhecimento dos temas, foi engrossando o número de "convidados" produtores de conteúdos cada vez mais a entrarem no domínio da informação. O chamado jornalismo do cidadão deu o empurrão que faltava e o mais recente exemplo nesta viragem está aqui. Para os profissionais podem estar em causa os standards do jornalismo, mas para a indústria mediática a poupança conseguida com os conteúdos produzidos pelos utilizadores pode traduzir-se numa autêntica galinha de ovos de ouro.

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