sexta-feira, 11 de maio de 2007

A moda está a pegar...

Pela segunda vez, em poucos dias, responsáveis institucionais utilizaram os blogues para esclarecer as suas posições veiculadas anteriormente através da imprensa. No mês passado, e a pedido de JPMenezes do Blogouve-se, o ministro Augusto Santos Silva enviou ao blogue um esclarecimento exaustivo sobre o que queria dizer com a expressão "jornalismo de sarjeta", utilizada pelo ministro numa entrevista ao jornal Correio da Manhã. O autor do blogue considerou-se satisfeito com a explicação, mas o assunto não deixou de gerar uma interrogação e alguma polémica aqui e aqui. Hoje, foi a vez de Estrela Serrano, do Conselho Regulador da ERC, enviar um esclarecimento ao blogue Jornalismo & Comunicação, a propósito das notas publicadas por Manuel Pinto no referido blogue sobre a avaliação por parte da ERC do pluralismo na RTP noticiada em vários jornais. No final do esclarecimento, Estrela Serrano aproveita para se mostrar disponível "para outras explicações que sejam necessárias, para mais num espaço de tanta credibilidade como é este blog." Aparentemente, as dúvidas sobre o mesmo assunto, deixadas no blogue irreal tv por F. Rui Cádima em 19/4, e retomadas aqui em 11/5, não mereceram, até agora, qualquer esclarecimento por parte da ERC. Será por uma questão de falta de credibilidade do referido blogue?

Actualização a 12/5
Prossegue a utilização dos blogues para o "esclarecimento" dos comentários suscitados pelas notícias dos jornais. Porém, neste caso, Estrela Serrano não conseguiu fazer passar a mensagem perante os contra-argumentos do director do Observatório da Imprensa.

2 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Caro Vítor,
é justo reconhecer que, nomeadamente, Estrela Serrano quase desde o princípio das suas funções na ERC se relaciona com blogues.

Vítor Soares disse...

Caro João Paulo,
Deve ser distracção minha mas nunca tinha visto tal empenho e acutilância nos "esclarecimentos", nomeadamente de Estrela Serrano, como neste fim-de-semana (ver a continuação da polémica na caixa de comentários do Observatório da Imprensa). De resto, o intuito primeiro do meu post não era sequer personalizar esta ou aquela figura, mas chamar a atenção para o facto de responsáveis institucionais, em geral, estarem cada vez mais a dar resposta através dos blogues, ou pelo menos de alguns deles (veja-se o silêncio da ERC perante as dúvidas levantadas no Irreal TV) a questões levantadas não só na blogosfera mas também nos média tradicionais.