sábado, 10 de maio de 2008

A oportunidade perdida da RTP

O Telejornal da RTP teve ontem a oportunidade de marcar a diferença face às televisões privadas. E não o fez.

Como já vem sendo habitual foi marcada para as oito da noite mais uma conferência de imprensa, no caso para divulgar a posição do Futebol Clube do Porto face à pena que lhe foi imposta pela Comissão Disciplinar da Liga. À hora estabelecida, lá estavam a TVI e a SIC transmitindo, em directo, tudo aquilo que o presidente do FCP ia dizendo até anunciar o que, efectivamente, era notícia.

Ainda tive a veleidade de pensar que a RTP não se ia subjugar, desta vez, à ditadura das conferências de imprensa às oito. Mas não. Mal acabou a peça gravada que estava a ser transmitida, também a televisão pública foi em directo para o Dragão. E, afinal, tinha sido possível sabermos, em tempo útil, da notícia (que o FCP não ia recorrer, mas Pinto da Costa ia) sem termos de ouvir grande parte da declaração do presidente do FCP.

Com a tecnologia actualmente existente poderia ter sido gravada a declaração e editada uma peça instantes depois. Mas assim foi mais fácil. Mais uma vez a informação demitiu-se de fazer o seu papel continuando a deixar que seja a ficção a mostrar o que há de melhor na edição em televisão. É só ver as novelas!

Sem comentários: